Notícias de saúde

Olhos podem indicar abuso infantil

28 de maio de 2021 (Bibliomed). O abuso infantil, inclusive com mortes de crianças, tem sido assunto discutido devido ao caso recente de morte do menino Henry Borel. Mas como o médico poderia suspeitar da ocorrência de abusos repetidos em uma criança levada ao hospital, e prevenir uma agressão futura ainda maior? Um novo estudo revela que, através da avaliação da ocorrência de diferentes padrões de hemorragias na retina, um exame oftalmológico poderia ser útil na investigação de casos suspeitos, portadores de uma lesão intracraniana de causa inexplicada.

Uma vez que as recomendações atuais encorajam um exame oftalmológico dentro de 48 horas após a admissão devido à rápida resolução da hemorragia retiniana (RH), pesquisadores conduziram esta revisão retrospectiva para identificar fatores clínicos associados a um retardo no exame de fundo de olho fora das 48 horas recomendadas. 

Esta investigação foi realizada em todas as consultas de internamento pela Equipe de Proteção à Criança com evidência de lesão intracraniana na tomografia computadorizada ou ressonância magnética durante 3 anos em um grande hospital infantil.

No total, 203 pacientes atenderam aos requisitos para inclusão. Depois de controlar vários fatores clínicos, as análises mostraram que a admissão à unidade de terapia intensiva pediátrica, a intervenção cirúrgica e a atividade convulsiva foram preditores significativos de exame tardio.

A resolução rápida da hemorragia retiniana pode ocorrer em casos de abuso infantil. Quando há suspeita de abuso infantil, exames oftalmológicos devem ser imediatos, e consultas de neurocirurgia precoces podem ajudar a evitar atrasos no diagnóstico.

Fonte: JAAPOS. DOI: 10.1016/j.jaapos.2020.11.014.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários