Notícias de saúde

Políticas livres de fumo estão ligadas à pressão arterial sistólica mais baixa

04 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Políticas livres de fumo estão associadas a pequenas reduções na pressão arterial (PA), de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association.

Pesquisadores da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago avaliaram dados longitudinais de 2.606 adultos não-fumantes participantes do Estudo de Desenvolvimento de Risco de Artéria Coronária em Jovens Adultos (1995 a 2011). Os autores avaliaram as correlações entre políticas antifumo em bares, restaurantes e/ou locais de trabalho não sem hospitalidade, PA e hipertensão. Eles também estimaram as correlações entre políticas e mudanças dentro da pessoa nas trajetórias de PA e hipertensão ao longo de 15 anos.

Os pesquisadores descobriram que políticas livres de fumo estavam correlacionadas com as diferenças entre as pessoas e as mudanças internas na PA sistólica (PAS). Em média, ao final do acompanhamento, os participantes que moravam em áreas com políticas antifumo apresentavam menor PA sistólica do que aqueles em áreas sem essas políticas (diferenças médias previstas previstas: restaurante, −1,14 mmHg; bar, −1,52 mmHg local de trabalho, -1,41 mm Hg). As reduções médias na pessoa na pressão arterial sistólica foram observadas em associação com políticas livres de fumo em restaurantes e bares (-0,85 e -1,08 mmHg, respectivamente). Uma redução significante em cada pessoa na PA diastólica foi observada apenas em associação com políticas de restaurante (−1,15 mmHg).

Assim, os resultados ressaltam o benefício potencial em um nível populacional de políticas antifumo como medida de prevenção para PAS elevada", escrevem os autores.

Fonte: Journal of the American Heart Association. 2018;7:e009829.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários