Notícias de saúde

Redução de sódio na dieta mostra efeito positivo na pressão arterial

16 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente, conduzido em duas cidades dos Estados Unidos, lança luz sobre as recomendações dietéticas de sódio, um tema frequentemente debatido devido à variabilidade na resposta da pressão arterial (PA) ao consumo de sódio. A pesquisa, realizada entre abril de 2021 e fevereiro de 2023, focou em 213 participantes com idades entre 50 e 75 anos, abrangendo desde pessoas com pressão arterial normal até aquelas com hipertensão controlada ou não controlada, inclusive aquelas que não faziam uso de medicamentos para hipertensão.

O estudo adotou uma abordagem inovadora, alocando prospectivamente a ordem da dieta com um cruzamento entre alta e baixa ingestão de sódio. Durante uma semana de dieta com baixo teor de sódio (aproximadamente 500mg diários), foi observada uma redução média de 8mmHg na pressão arterial sistólica em comparação com a dieta rica em sódio (aproximadamente 2200mg adicionados diariamente à dieta habitual). Surpreendentemente, a dieta com baixo teor de sódio reduziu a pressão arterial sistólica em quase 75% dos participantes, demonstrando um efeito positivo significativo.

Os resultados indicam que a redução de sódio na dieta pode ter um efeito comparável ao de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha. Além disso, o estudo sugere que a resposta à dieta de baixo sódio variou de acordo com a pressão arterial inicial e o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Com evidências de poucos eventos adversos, a pesquisa destaca a importância de considerar mudanças na dieta como uma abordagem eficaz no controle da pressão arterial, fornecendo insights valiosos para o manuseio da saúde cardiovascular.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2023.23651.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários