Notícias de saúde

Capacidade de exercício pode prever o risco de morte prematura

31 de dezembro de 2018 (Bibliomed). Um estudo apresentado na European Society of Cardiology, concluiu que a maneira como as pessoas realizam um teste de exercício que exija que eles se movam muito rapidamente pode prever o risco de morte prematura por doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

O estudo incluiu 12.615 participantes com doença arterial coronária conhecida ou suspeita. Um bom teste é subir quatro lances de escada em um ritmo rápido (em menos de um minuto) sem ter que parar. Caso o paciente consiga realizar a atividade, ele terá uma boa capacidade funcional. Se não, é um sinal de que o paciente precisa fazer mais exercícios.

A atividade física tem efeito positivo sobre a pressão arterial e lipídios, reduz a inflamação e melhora a resposta imune do corpo aos tumores.

Um MET é igual à energia necessária para se manter assentado em silêncio. Caminhar rapidamente requer cerca de 3 METs, enquanto correr leva mais de 6 METs. Este estudo definiu boa capacidade funcional como atingir uma carga de trabalho máxima de 10 METs. Ser capaz de subir quatro lances de escada em cerca de 45-55 segundos seria equivalente a 10 METs.

Quando os participantes do estudo foram acompanhados durante os cinco anos seguintes, cada MET atingido durante o teste de exercício foi associado a um risco 9% menor de morte cardiovascular, um risco 9% menor de morte por câncer e risco 4% menor de outras causas da morte.

Em pessoas com baixa capacidade funcional, a taxa de mortalidade por doença cardíaca foi quase três vezes maior e as mortes por câncer foram quase o dobro em comparação com participantes que tiveram boa capacidade de exercício.

Fonte: European Society of Cardiology.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários