Notícias de saúde
24 de setembro de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo do Hospital Popular da Província de Guangdong, na China, afirma que os médicos podem prever com precisão o risco de uma pessoa desenvolver doença hepática gordurosa até 16 anos antes do aparecimento dos sintomas. A doença hepática gordurosa ocorre quando a gordura começa a se acumular no fígado, causando inflamação e cicatrizes. Pessoas com o distúrbio enfrentam até o dobro do risco de morte prematura do que aquelas sem doença hepática gordurosa.
Um exame de sangue que procura cinco proteínas específicas pode prever a doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica, mais comumente conhecida como doença hepática gordurosa. O teste de cinco proteínas teve 84% de precisão na previsão da doença hepática gordurosa cinco anos após o início e 76% de precisão na previsão 16 anos antes do diagnóstico.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de mais de 50.000 pessoas participantes do UK Biobank, um estudo de pesquisa de saúde de longo prazo do Reino Unido. Eles examinaram mais de 2.700 proteínas transmitidas pelo sangue e encontrou cinco que parecem ser sinais de alerta precoce para doença hepática gordurosa.
Adicionar outros indícios de doença hepática gordurosa, como índice de massa corporal (uma estimativa de gordura corporal com base na altura e no peso) e exercícios diários, aumentou ainda mais a precisão do exame de sangue - mais de 90% em cinco anos e 82% em 16 anos.
Fonte: Digestive Disease Week 2025.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também