Notícias de saúde

Pesticida Pode Afetar Fertilidade Masculina

NOVA YORK (Reuters Health) - Homens expostos a certos pesticidas no ambiente de trabalho podem estar sob risco de anormalidades no esperma que podem afetar sua fertilidade, de acordo com resultados de um pequeno estudo com trabalhadores chineses.

Pesquisas em animais e seres humanos sugerem que a exposição ocupacional a organofosforados pode desencadear problemas de fertilidade em homens.

Nesse estudo, os cientistas descobriram um excesso de anormalidades no esperma entre 32 trabalhadores chineses expostos a dois tipos de pesticidas. Comparados a 43 homens que não foram expostas a esses compostos químicos, os trabalhadores apresentaram menores concentrações de esperma e menos esperma com movimento normal.

Os homens trabalhavam em uma fábrica de pesticidas onde eles estavam regularmente expostos aos organofosforados paration etil e metamidofos.

As descobertas de Chantana Padugtod, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, Massachusetts, e sua equipe estão publicadas na edição de outubro de Journal of Occupational and Environmental Medicine.

O estudo indica que, em média, os trabalhadores estava expostos a somente metade dos limites de exposição atualmente recomendados pelos Estados Unidos para os pesticidas.

"Portanto, os efeitos foram resultado da chamada exposição a pesticidas de 'baixo nível"', afirmam os pesquisadores.

Padugtod e sua equipe já haviam descoberto que trabalhadores chineses de fábricas de pesticidas apresentam anormalidades de hormônios sexuais, incluindo menores níveis de testosterona.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta de que, mesmo a exposição a pesticidas de baixo nível afeta o esperma, deve contribuir "muito significativamente" para futuras regulações desses produtos.

Padungtod e sua equipe acrescentam que outros trabalhadores, como agricultores e trabalhadores rurais que jogam pesticidas nas plantas, também devem apresentar anormalidades no esperma.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários