Notícias de saúde

Alergia à carne vermelha pode ser ligada à doença cardíaca

04 de outubro de 2018 (Bibliomed). Um alérgeno na carne vermelha pode estar ligado a doenças cardíacas, de acordo com um estudo publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia em Charlottesville analisaram amostras de sangue para imunoglobulina total E (IgE) e IgE específica para galactose-α-1,3-galactose (α-Gal) entre 118 pacientes que se apresentaram para cateterismo cardíaco e foram submetidos a ultrassonografia intravascular.

Os pesquisadores descobriram que 26% dos pacientes tinham anticorpos para α-Gal, indicando sensibilidade à carne vermelha. Os pacientes sensibilizados apresentaram níveis significativamente mais altos de placa arterial (30% maior) do que os não sensibilizados. Essas placas também tendem a ser mais instáveis ​​estruturalmente, aumentando a probabilidade de infartos cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A associação entre IgE específica de α-Gal e carga de ateroma permaneceu significativa após o ajuste para sexo, diabetes, hipertensão, uso de estatina e IgE total.

Portanto, o estudo atual fornece uma nova abordagem potencial ou alvo para prevenir ou tratar doenças cardíacas em um subgrupo de pessoas que são sensibilizadas para a carne vermelha.

Fonte: Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology. 2018;38:1665-1669.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários