Notícias de saúde
28 de junho de 2018 (Bibliomed). A obesidade está ligada a um aumento do risco de fumar e um aumento no número de cigarros fumados diariamente, de acordo com um estudo publicado no BMJ.
Pesquisadores procuraram determinar se o índice de massa corporal, percentual de gordura corporal e circunferência da cintura influenciam o status e intensidade do tabagismo usando dados de 372.791 indivíduos do Biobank do Reino Unido e 74.035 participantes no consórcio Tobacco and Genetics (TAG).
Os pesquisadores descobriram que cada incremento do desvio padrão no índice de massa corporal aumentou o risco de ser fumante em ambas os grupos. Para o índice de massa corporal, cada aumento do desvio padrão foi estimado como ser capaz de aumentar a intensidade do tabagismo. Em ambas os grupos, resultados semelhantes também foram observados para porcentagem de gordura corporal e circunferência da cintura.
Os resultados sugerem fortemente que uma maior adiposidade influencia o comportamento de fumar e poderia ter implicações para a implementação de intervenções de saúde pública, com o objetivo de reduzir a prevalência desses fatores de risco.
Fonte: BMJ 2018; 361 DOI:10.1136/bmj.k1767.
Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.
Veja também