Notícias de saúde

Uso abusivo de álcool está ligado à demência de início precoce

29 de março de 2018 (Bibliomed). A demência é uma condição prevalecente, atingindo de 5-7% das pessoas com 60 anos ou mais, e uma das principais causas de deficiência em pessoas idosas globalmente. Estudo realizado na França descobriu uso excessivo de álcool pode aumentar seu risco para todos os tipos de demência, particularmente demência de início precoce, de acordo com um novo estudo.

O estudo, publicado na revista Lancet Public Health, analisou mais de um milhão de adultos liberados de hospitais franceses entre 2008 e 2013, que foram diagnosticados com demência, uma síndrome clínica caracterizada por uma deterioração progressiva da capacidade cognitiva.

Usando dados da base de dados do National Hospital Discharge, os pesquisadores descobriram que os distúrbios do uso do álcool foram diagnosticados em 16,5% dos homens com demência e 4% das mulheres com demência - mais do dobro do que naqueles sem demência para ambos os sexos.

Para isolar o papel do consumo de álcool, os pacientes com distúrbios neurológicos, como Parkinson e Huntington, que também podem levar à demência, foram excluídos do estudo.

A associação foi particularmente forte para aqueles com demência de início precoce, diagnosticada quando o paciente tem menos de 65 anos. Mais de metade dos indivíduos no grupo de início precoce tiveram demência relacionada ao álcool ou um diagnóstico adicional de transtorno de uso de álcool.

Fonte: Lancet Public Health. DOI:10.1016/ S2468-2667(18)30022-7.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários