Notícias de saúde

13 Reasons Why pode estimular o suicídio entre adolescentes?

09 de maio de 2017 (Bibliomed). O livro “13 Reasons Why” foi escrito em 2007 pelo escritor Jay Asher. No livro, era contada a história de uma adolescente de 16 anos de idade chamada Hannah Baker, onde a garota relata - do além do túmulo – as crises em uma escola do ensino médio, com as fofocas, humilhação, intimidação, invasão de privacidade, traição e agressão sexual, motivos que a levaram ao suicídio. Agora, em 2017, "13 Reasons Why" se tornou uma série de 13 episódios ainda mais popular no Netflix.

O Netflix não fornece os dados de audiência, mas no mês desde que começou a streaming da série as evidências do seu amplo alcance pode ser visto nas mídias sociais, com jovens inundado a s discussões da Internet, falando sobre o programa.

No twitter, por exemplo, já ocorreram mais de 11 milhões de tweets relacionados com a série. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, o suicídio continua a ser a terceira causa de morte para os americanos entre as idades de dez e 14. Para os 15-34 anos, é a segunda causa de morte.

E um novo estudo divulgado recentemente verificou que a taxa de adolescentes com pensamentos suicidas ou automutilação atendidos em departamentos de emergência dos EUA dobrou entre 2008 e 2015.

Então o que há de errado com "13 Reasons Why", que se concentra nessa questão? Especialistas em suicídio de adolescentes se preocupam com a possibilidade de uma série destinada, em princípio, a desencorajar o suicídio de crianças e adolescentes, poderia ter o efeito exatamente contrário.

Segundo pesquisadores, o suicídio da personagem principal é retratado de forma explícita no último episódio. Ou seja, a série realmente mostra como se matar. E isso é absolutamente problemático em termos de mensagens, porque existem evidências consideráveis de que a forma como um suicídio é retratado na mídia pode potencialmente aumentar o risco de suicídio entre os telespectadores.

Fonte: JED Foundation: Netflix 13 Reasons Why: What Viewers Should Consider.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários