Notícias de saúde

Gordura abdominal é mais prejudicial do que obesidade em mulheres idosas

07 de abril de 2017 (Bibliomed). Entre as mulheres mais idosas, entre 70 a 79 anos, o excesso de peso ou obesidade não parece diminuir a expectativa de vida - a menos que o peso seja concentrado em torno da cintura. No entanto, ter um peso muito baixo parece diminuir a vida útil, de acordo com um estudo publicado no Journal of American Geriatrics Society.

Investigadores do Colégio de Saúde Pública da Universidade do Arizona, em Tucson, analisaram dados sobre 161.808 mulheres com idade entre 50 a 79 que participaram da Iniciativa Mulher Saúde. No início do estudo, os pesquisadores mediram a altura, peso e tamanho da cintura de todos os participantes e registaram outros dados de estilo de vida.

Durante 11 anos de seguimento, 18.320 mulheres morreram. Os pesquisadores descobriram que o baixo peso estava associado a uma maior mortalidade, mas o excesso de peso ou obesidade leve não afetava a expectativa de vida. A obesidade classe II ou classe III aumentou as probabilidades de morte precoce em cerca de 10%. Uma maior circunferência da cintura foi consistentemente ligada a taxas de mortalidade mais elevadas durante o estudo.

Os pesquisadores também descobriram que o risco de mortalidade aumentou quando a circunferência da cintura media mais de 80 cm, e eles classificaram qualquer situação acima de quase 88 como um risco extremo. As mulheres hispânicas estavam um pouco protegidas - tinham menores taxas de mortalidade em qualquer medida de cintura ou índice de massa corporal, em relação às mulheres brancas ou negras.

Fonte: J Am Geriatr Soc. doi:10.1111/jgs.14790

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários