Notícias de saúde

Relação entre consumo de frutas e vegetais e risco de doença pulmonar obstrutiva crônica

04 de abril de 2017 (Bibliomed). Existe relação entre fumantes atuais e ex-fumantes comer uma maior quantidade de frutas e vegetais e diminuir a possibilidade de evoluir para a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)? Isso é o que um novo estudo publicado na revista Thorax buscou investigar.

O novo estudo de 13 anos envolveu 44.335 homens suecos com idades entre 45 e 79 anos. Quase dois terços (62,8%) tinham fumado em algum momento de suas vidas. Aproximadamente um quarto (24,3%) ainda fumava, enquanto quase quatro em cada 10 (38,5%) disseram que nunca fumaram. Os homens preencheram questionários alimentares e responderam perguntas sobre tabagismo e outros comportamentos. Ao longo do período de estudo, surgiram 1.981 novos casos de DPOC.

Analisando os dados, a equipe do estudo determinou que, independentemente do histórico de tabagismo, aqueles que consumiam cinco ou mais porções de certas frutas e verduras por dia eram 35% menos propensos a desenvolver DPOC, em relação a aqueles que consumiam apenas duas porções diárias. Entre ex-fumantes, cada porção adicional foi ligada a um risco 4% menor de DPOC. Nos fumantes atuais, cada dose extra estava ligada a um risco 8% menor. Nem todas as frutas e verduras foram consideradas protetoras. Bananas, berries, frutas cítricas, tomates, cebolas, alho e ervilhas não parecem diminuir o risco de DPOC.

Fonte: Thorax. DOI: 10.1136/thoraxjnl-2015-207851

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários