Notícias de saúde

Aconselhamento sobre tabaco para jovens reduz a prevalência do tabagismo quando adultos

02 de março de 2017 (Bibliomed). O aconselhamento acerca do uso do tabaco para jovens ou adultos pode reduzir a prevalência de cigarros durante a idade adulta, indica um estudo publicado na revista Annals of Family Medicine.

Pesquisadores americanos do Instituto HealthPartners em Minneapolis realizaram uma análise de microssimulação para estimar o impacto sobre a saúde e custo-eficácia do aconselhamento de jovens e adultos acerca do tabaco em uma coorte de nascimentos de 4.000.000 dos EUA.

Os pesquisadores descobriram que o modelo previu que o aconselhamento anual para os jovens reduziria a prevalência média de fumar cigarros em 2,0% durante os anos da idade adulta, enquanto o aconselhamento anual para adultos iria reduzir a prevalência em 3,8%, em comparação com nenhum aconselhamento acerca do tabaco. Ao longo da vida da coorte, o aconselhamento de jovens evitaria 42.686 mortes atribuíveis ao tabagismo e aumentaria os anos de vida ajustados à qualidade (QALYs) em 756.601; 69.901 mortes atribuíveis ao tabagismo seriam evitadas pelo aconselhamento de adultos, e QALYs seria aumentado em 1.044.392.

Por pessoa, o aconselhamento de jovens e adultos resultaria em economias líquidas de US $ 225 e US $ 580, respectivamente. A prevalência de tabagismo em adultos seria 5,5% menor se o aconselhamento anual acerca do tabaco fosse fornecido à coorte durante a juventude e os anos de vida adulta, em comparação com nenhum aconselhamento, com 105.917 menos fatalidades atribuíveis ao tabagismo ao longo da vida.

Entretanto, nas taxas atuais de aconselhamento, apenas um terço dos benefícios potenciais de saúde e econômicos do aconselhamento estão sendo realizados.

Fonte: Ann Fam Med January/February 2017 vol. 15 no. 1 37-47

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários