Notícias de saúde

Maioria dos estudantes que fumam gostariam de abandonar o cigarro

19 de janeiro de 2022 (Bibliomed). O panorama do uso de produtos de tabaco por jovens mudou drasticamente nos últimos anos; no entanto, pouco se sabe sobre os comportamentos atuais de cessação de jovens. Um recente estudo tem como objetivo avaliar a prevalência e correlatos de intenções de parar e tentativas de parar no último ano entre estudantes do ensino fundamental e médio dos EUA que relatam o uso atual de qualquer produto de tabaco, cigarros e e-cigarros.

Os dados vieram da Pesquisa Nacional de Tabaco para Jovens de 2020, uma pesquisa transversal com base em escolas, representativa nacionalmente, com alunos da 6ª à 12ª série. Foram apresentadas estimativas de prevalência ponderadas de intenções de parar e tentativas de parar de fumar no ano anterior entre usuários de qualquer produto de tabaco, cigarros e cigarros eletrônicos.

A intenção de parar de fumar foi relatada por 62,5% dos usuários atuais de qualquer produto do tabaco, 68,1% dos fumantes de cigarros e 63,9% dos usuários de cigarros eletrônicos. Da mesma forma, tentativas de parar de fumar no ano anterior foram relatadas por 65,4% dos usuários atuais de qualquer produto do tabaco, 65,8% dos fumantes de cigarros e 67,4% dos usuários de cigarros eletrônicos. Percepções de danos em relação ao tabaco, dependência de nicotina e o uso de =2 produtos do tabaco foram significativamente correlacionados com as intenções de parar, tentativas de parar ou ambas entre os diferentes grupos de usuários de produtos de tabaco.

O estudo concluiu que a maioria dos alunos que usa produtos de tabaco deseja parar e tentou fazê-lo. O desenvolvimento de intervenções voltadas para o abandono do tabagismo na juventude, particularmente aquelas voltadas para os produtos mais comumente usados, poderia potencialmente acelerar o progresso em uma abordagem abrangente para a prevenção e controle do tabagismo entre os jovens.

Fonte: Journal of Adolescent Medicine. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2021.07.011.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários