Notícias de saúde

Terapia Cognitiva sem medicação é o tratamento mais eficaz para Ansiedade Social

10 de fevereiro de 2017 (Bibliomed). A terapia cognitiva (TC) é o tratamento mais eficaz para o transtorno de ansiedade social (SAD), em comparação com apenas a paroxetina ou em combinação com a TC, de acordo com um estudo recentemente publicado na revista Psychotherapy and Psychosomatics.

Pesquisadores noruegueses distribuíram aleatoriamente 102 pacientes para receber paroxetina, TC, a combinação de TC e paroxetina, ou pílula placebo. O tratamento com medicação durou 26 semanas. Foram avaliados os desfechos pós-tratamento e aos 12 meses.

Os investigadores descobriram que a TC foi superior à paroxetina sozinha e com o comprimido de placebo, mas não foi superior ao tratamento combinado ao final de tratamento. No seguimento, o grupo TC manteve os efeitos benéficos e foi significativamente melhor do que o placebo e paroxetina apenas. No entanto, não houve diferenças significativas entre o tratamento combinado, a paroxetina sozinha, e placebo. Aos 12 meses, as taxas de recuperação eram muito mais elevadas no grupo TC (68%) em comparação com o grupo de combinação (40%), o grupo de paroxetina (24%), e o grupo de pílula placebo (4%).

Segundo os autores, os pacientes muitas vezes dependem mais da medicação e não dão tanta importância à terapia. Eles acham é que são as drogas que irão torná-los mais saudáveis, e eles se tornam dependentes de algo externo ao invés de aprender a regular a si próprios.

Fonte: Psychother Psychosom 2016;85:346-356

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários