Notícias de saúde

Sobreviventes do câncer tem maior tendência à obesidade

01 de setembro de 2016 (Bibliomed). Um novo estudo, publicado recentemente na revista Journal of Clinical Oncology, indica que a obesidade é mais comum entre sobreviventes de câncer do que na população em geral, pelo menos nos Estados Unidos. O problema é particularmente elevado entre os sobreviventes de câncer colorretal e de mama.

Os investigadores analisaram dados recolhidos a partir de cerca de 539 mil adultos americanos entre 1997 e 2014. Entre as pessoas sem histórico de câncer, 21% foram consideradas obesas em 1997, em comparação a 29% em 2014. Entre os sobreviventes, a taxa de obesidade foi de 22% para 32% ao longo desse tempo.

Os sobreviventes de câncer colorretal teve os maiores aumentos nas taxas de obesidade, seguidos pelos sobreviventes do câncer da mama. Os aumentos foram particularmente elevada entre os negros que tinham sobrevivido a cânceres colorretal, de mama ou de próstata, os resultados mostraram.

Especificamente, para as mulheres que sobreviveram câncer colorretal, os maiores aumentos nas taxas de obesidade estavam entre aqueles que eram jovens, negras e tinha sido diagnosticado nos últimos dois a nove anos. Entre os sobreviventes de câncer colorretal do sexo masculino, os maiores aumentos das taxas estavam entre aquelas que eram mais velhas, negras e tinham sido diagnosticadas 10 ou mais anos antes, disseram os autores do estudo.

Para as mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, as taxas de obesidade aumentaram mais entre aquelas que eram jovens, brancas e tinham sido diagnosticadas no ano passado, segundo o estudo.

Para os homens que sobreviveram câncer de próstata, os maiores aumentos nas taxas de obesidade estavam entre aqueles que eram mais jovens, brancos e tinham sido diagnosticado nos últimos dois a nove anos.

Estes resultados sugerem que a obesidade é um problema de saúde pública crescente para sobreviventes de câncer, o que requer intervenções direcionadas incluindo esforços de manuseio de peso para evitar as crescentes tendências de obesidade.

Fonte: Columbia University, news release, Aug. 9, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários