Notícias de saúde

Vírus Zika pode comprometer visão de crianças com microcefalia

06 de julho de 2016 (Bibliomed). Novas complicações oculares em crianças nascidas com microcefalia relacionados com o vírus Zika foram identificadas por pesquisadores, e se adicionam a um crescente corpo de evidências sobre como o Zika pode afetar o desenvolvimento do olho infantil e a visão.

Pesquisas anteriores descobriram que um terço dos bebês brasileiros com microcefalia tem complicações oftalmológicas, como lesões oculares, anormalidades do nervo ótico e atrofia coriorretiniana.

O novo artigo, publicado na revista Ophthalmology sobre três crianças brasileiras com microcefalia, identificou três novas complicações oculares: retinopatia hemorrágica, alterações vasculares, e maculopatia torpedo. Os três lactentes também tinham as complicações oculares encontradas nas pesquisas anteriores.

Ao que se saiba, os problemas oculares encontrados não foram associados com o vírus Zika anteriormente. O próximo passo seria tentar relacionar estas alterações com a própria microcefalia causada pelo vírus.

Fonte: Ophthalmology. DOI: 10.1016/j.ophtha.2016.05.001

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários