Notícias de saúde

Uma única mutação tornou o vírus Zika mais virulento

30 de outubro de 2017 (Bibliomed). Uma única mutação no vírus Zika tornou-se mais virulenta, contribuindo para o aumento da incidência de microcefalia, de acordo com um estudo publicado na revista Science.

Pesquisadores chineses realizaram análise filogenética sobre cepas epidêmicas contemporâneas do vírus Zika. Os pesquisadores descobriram que uma única serina para a substituição de glutamina (S139N) na poliproteína viral aumentou substancialmente a infectividade do vírus Zika em células progenitoras neuronais de humanos e de camundongos. Isso levou a microcefalia mais significativa em fetos de camundongos, bem como maior mortalidade neonatal de ratos.

Esta única substituição S139N surgiu antes do surto na Polinésia Francesa em 2013 e foi mantida durante a disseminação subsequente para as Américas, de acordo com análises evolutivas.

Assim, esta adaptação funcional torna o vírus Zika mais virulento para as células progenitoras neurais humanas, contribuindo para o aumento da incidência de microcefalia nas recentes epidemias do vírus Zika.

Fonte: Science  28 Sep 2017:. eaam7120.  DOI: 10.1126/science.aam7120

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários