Notícias de saúde

Danos causados pelo Zika podem ser maiores do que estimados

31 de julho de 2020 (Bibliomed). Filhos de gestantes infectadas pelo vírus Zika podem nascer com microcefalia, e mesmo aqueles que pareciam “normais” ao nascer ainda experimentavam problemas neurológicos ou de desenvolvimento, sugerem novas pesquisas.

De acordo com o estudo, realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, bebês expostos ao vírus zika sem microcefalia que podem parecer “normais” no momento do nascimento podem ter outras anormalidades presentes em frequências mais altas do que seria esperado na população em geral.

O novo estudo incluiu dados de cerca de 300 crianças com infecção por zika conhecida ou suspeita, adquirida durante a gravidez, das quais 24% nasceram com microcefalia. O resto parecia ter cabeças normalmente desenvolvidas.

A saúde e o desenvolvimento dos bebês foram acompanhados de dezembro de 2015 a julho de 2019. As crianças receberam avaliações mensais durante os primeiros seis meses de vida. Após os primeiros seis meses, as crianças foram avaliadas a cada três meses.

Os pesquisadores descobriram que a circunferência da cabeça variava ao longo do tempo em algumas crianças. Em bebês nascidos com um tamanho normal da cabeça, cerca de 10% desenvolveram microcefalia durante o acompanhamento. Por outro lado, 7,5% dos nascidos com microcefalia tiveram um tamanho normal da cabeça durante o estudo.

Exames neurológicos foram realizados em 213 dos bebês, dos quais 75% tiveram achados anormais, como reflexos hiperativos. Nos participantes com microcefalia, 26% apresentavam problemas auditivos e 79% apresentavam alterações oculares. As crianças com cabeças de tamanho normal também apresentavam problemas auditivos (10%) ou oculares (18%). Algumas crianças também tiveram problemas em crescer conforme o esperado e outras tiveram dificuldade em engolir.

Testes de imagem foram realizados em 203 crianças e apontaram que 96% daquelas com microcefalia tiveram resultados anormais nesses testes, em comparação com 29% daquelas com cabeças de tamanho normal.

A partir desses resultados, os pesquisadores sugerem que bebês nascidos de mães infectadas pelo Zika mas que não apresentam sintomas óbvios ao nascer não devem ser descartados como afetados.

O vírus zika é transmitido através de picadas de mosquito Aedes aegypti. As pessoas infectadas podem não ter nenhum sintoma ou podem ter sintomas leves. Os possíveis sintomas incluem febre, erupção cutânea, dor de cabeça, dor nas articulações, olhos vermelhos e dores musculares. Nas mulheres grávidas, no entanto, o vírus Zika pode levar a microcefalia e outros defeitos cerebrais e de nascimento em bebês.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.9303.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários