Notícias de saúde

Microcefalia e Vírus Zika – existe mesmo uma relação?

O estado de Pernambuco registrou 646 casos de microcefalia em recém-nascidos em 2015, em comparação com uma média de 10 casos por ano no período 2010-2014. Observou-se um aumento de dez vezes na incidência de microcefalia entre os recém-nascidos em outros estados brasileiros do Nordeste.

Como o aumento ocorreu no prazo de nove meses a contar do surgimento do vírus Zika (ZIKV), o Ministério da Saúde do Brasil sugeriu uma possível relação entre o aumento da microcefalia e o surto Zika que está ocorrendo. Embora as investigações ainda estejam em curso, as autoridades emitiram recomendações específicas para as mulheres grávidas em matéria de proteção de picadas de mosquito: como manter portas e janelas fechadas ou teladas, vestir calças e camisas de mangas compridas e usar repelentes.

Em comparação, na Polinésia Francesa, houve um aumento de malformações do sistema nervoso central em fetos e recém-nascidos seguindo-se uma epidemia de infecção ZIKV: pelo menos 17 desses casos foram notificados durante 2014-2015, coincidindo com a surtos de Zika nas ilhas da Polinésia Francesa; quatro das mulheres testadas foram encontradas como positivas para flavivirus.

A microcefalia congênita é um diagnóstico descritivo para um transtorno neurológico que leva a uma cabeça pequena no recém-nascido. Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, tais como a doença genética, lesão cerebral, o consumo de drogas teratogênicas, exposição a produtos químicos, assim como infecções transplacentárias.

O envolvimento do ZIKV na microcefalia não está documentado na literatura científica; no entanto, sabe-se que outras infecções por Flavivirus temm o potencial para provocar parto prematuro, defeitos congénitos e microcefalia.

Nest último fim de semana, o Ministério da Saúde confirmou que há relação entre o surto da doença no Nordeste e o zika vírus, pelo fato de  ter sido identificada a presença do vírus nos tecidos de um bebê que nasceu com microcefalia e outras malformações congênitas, na cidade de Belém do Pará. O bebê veio a falecer.

Fonte: European Centre for Disease Prevention and Control – 25/11/2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários