Notícias de saúde

Consumo de verduras e legumes pode proteger contra o câncer de mama

15 de outubro de 2010 (Bibliomed). Uma alimentação rica em verduras e legumes - principalmente os chamados vegetais crucíferos, incluindo brócolis, couve flor e repolho - pode ajudar a prevenir o câncer de mama, segundo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Acompanhando, por 12 anos, quase 52 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que aquelas que comiam mais vegetais eram menos propensas a desenvolver principalmente o câncer de mama receptor de estrógeno negativo. E os efeitos seriam mais fortes entre as afrodescendentes.

De acordo com os especialistas, os tumores com receptor de estrógeno negativo são mais comuns entre as mulheres negras, comparados às caucasianas, e tem pior prognóstico do que tumores com receptor de estrógeno positivo. E, no estudo, dos 1.268 casos de câncer de mama diagnosticados, 35% eram desse tipo ou de receptor de progesterona negativo.

Publicados recentemente no American Journal of Epidemiology, os resultados das análises mostraram que a incidência de câncer de mama receptor de estrógeno negativo e de câncer de mama receptor de progesterona negativo era 43% menor entre as mulheres que ingeriam pelo menos duas porções de vegetais por dia, comparada à de mulheres que comiam menos de quatro porções por semana. E o consumo dos vegetais crucíferos e de cenoura foi associado com uma redução no risco geral de desenvolver câncer de mama.

Os pesquisadores destacam, entretanto, que, aliado ao consumo de frutas, verduras e legumes, as pessoas devem adotar outros fatores de estilo de vida saudável para a prevenção do câncer de mama, incluindo a redução do consumo de gorduras saturadas, o consumo moderado de bebidas alcoólicas, a prática regular de atividades físicas e evitar o cigarro.

Fonte: American Journal of Epidemiology. 11 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários