Notícias de saúde

Finlândia Lança Leite que Reduz Pressão Sanguínea

Por Anna Peltola

HELSINQUE (Reuters) - O maior grupo fabricante de derivados de leite da Finlândia, Valio, lançou na quinta-feira um leite com sabor de fruta silvestre, afirmando que estudos clínicos demonstraram que o produto ajudou a reduzir a pressão sanguínea quando consumido como parte de uma dieta normal.

O produto, chamado Evolus, é o primeiro produto alimentar funcional que reduz a pressão sanguínea da Europa.

Um produto similar é comercializado no Japão, onde a empresa Calpis lançou há cerca de três anos um leite que diminui a pressão sanguínea.

"Esperamos que Evolus se torne um sucesso nos mercados domésticos e globalmente", afirmou o executivo-chefe de Valio, durante apresentação à imprensa.

Dois ensaios clínicos independentes demonstraram que a ingestão de uma porção de 1,5 decilitro de Evolus por dia ajudou a reduzir a pressão sanguínea após cerca de sete semanas de uso em um grupo de pessoas com pressão sanguínea ligeiramente aumentada.

O efeito do leite deve-se a um processo biológico em que ele é fermentado com bactérias do ácido láctico naturais, que transformam a proteína do leite em peptídeos bioativos.

De acordo com a Valio, os peptídeos diminuem a pressão sanguínea de forma similar a algumas drogas usadas para controlar a pressão sanguínea.

Evolus será vendido inicialmente nos mercados finlandeses por 2,22 dólares o litro e, em breve, será comercializado na Suécia e Estônia. O produto é ligeiramente mais espesso do que leites comuns e tem sabor de blueberry, fruta silvestre originária da América do Norte.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários