Notícias de saúde

Mamografias podem ser úteis no rasteio de doenças cardiovasculares

11 de maio de 2016 (Bibliomed). A mamografia pode ser também eficaz para a identificação de doenças cardiovasculares em mulheres, de acordo com um estudo publicado on-line em 24 de março de 2016 na revista JACC: Cardiovascular Imaging. A pesquisa também foi apresentada na reunião anual do American College of Cardiology, realizada de 02 a 4 de abril de 2016 em Chicago, Estados Unidos.

Pesquisadores do Mount Sinai Hospital, em Nova York, e seus colegas analisaram os resultados de 292 mulheres que realizaram uma mamografia digital. As mulheres também realizaram uma tomografia computadorizada (TC) separadamente, não relacionada, dentro de um ano da pesquisa para o câncer da mama. Os pesquisadores avaliaram as mamografias digitais para sinais de calcificação arterial da mama (BAC), e constataram que 42,5% das mulheres no estudo tinham BAC. A equipe de pesquisa comparou os resultados com as tomografias.

Os investigadores descobriram que cerca de sete em cada 10 das mulheres que tinham evidência de BAC em sua mamografia também apresentavam calcificação das artérias coronárias (CAC). Cerca de metade das mulheres com menos de 60 anos com CAC também tinha BAC. Se uma mulher mais jovem tinha BAC, havia uma chance de 83% também de ter CAC.

Se estudos de acompanhamento confirmarem estes resultados, a mamografia de uma mulher poderia se tornar um rastreio duplo, que abrangeria tanto o câncer de mama e doenças cardiovasculares.

Sem adicionar nenhum custo, nenhuma radiação, e muito pouco tempo, a ocorrência de calcificação dos vasos pode ser observada.

Fonte: J Am Coll Cardiol Img. 2016;():. doi:10.1016/j.jcmg.2015.10.022

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários