Notícias de saúde

Mamografia pode ser usada para revelar problemas cardíacos

10 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). Além de ser o mais eficiente exame na detecção de câncer de mama, a mamografia também pode ser usada como método de triagem de doenças do coração, concluiu um estudo norte-americano. Os pesquisadores acompanharam 1.880 mulheres que foram submetidas, no mesmo ano, à mamografia e angiografia coronariana - exame que analisa a possível presença de bloqueios nas artérias do coração. As mulheres tinham idade média de 65 anos. Os resultados do estudo, que durou dez anos, foram apresentados n último dia 5, durante o encontro anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte.

Ao analisar os resultados dos exames das voluntárias, a equipe da Clínica Mayo, em Rochester, observou que elas corriam um risco 90% maior de desenvolver doença da artéria coronariana quando depósitos de cálcio nas artérias da mama eram visíveis na mamografia. A associação entre depósitos de cálcio e doenças cardíacas é de cerca de 30% entre as mulheres, de acordo com os pesquisadores. “As mulheres com importante calcificação arterial deveriam ser encaminhadas a um médico para avaliação de fatores de risco cardíaco e possível modificação do estilo de vida”, afirmou Kirk Dormer, radiologista da Clínica Mayo.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos Estados Unidos. Segundo a Associação Americana do Coração, quase dois terços das mulheres que morrem subitamente de doença cardíaca coronariana não apresentam sintomas anteriores. Em 2000, mais de 365 mil mulheres morreram em decorrência desse problema.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários