Notícias de saúde

Pessoas com hepatite C estão em maior risco para a Doença de Parkinson

08 de janeiro de 2016 (Bibliomed). A hepatite C é uma infecção que afeta o fígado, mas as pessoas com o vírus poderiam também estar sob maior risco para a doença de Parkinson, demonstra um novo estudo.

Para o estudo, pesquisadores dividiram cerca de 50.000 pessoas com hepatite em três grupos: 71% estavam infectadas com hepatite B; 21% tinham hepatite C; e 8% tinham ambas. O estudo incluiu também um pouco menos de 200.000 pessoas sem hepatite.

Os pesquisadores acompanharam os participantes por um período médio de 12 anos. Entre aqueles com hepatite, 270 desenvolveram a doença de Parkinson. Desses pacientes, 120 tinham hepatite C, de acordo com o estudo publicado online 23 de dezembro de 2015 na revista Neurology.

Entre os participantes que não tiveram hepatite, 1.060 desenvolveram a doença de Parkinson, os pesquisadores verificaram.

Depois de levar a idade, o sexo e outros fatores de saúde (como diabetes) em conta, os autores do estudo concluíram que pessoas com hepatite C têm quase 30% mais probabilidade de desenvolver doença de Parkinson do que aquelas sem o vírus. No entanto, as descobertas sugerem que as pessoas com hepatite B ou que tinham ambas as hepatites B  e C não estavam sob maior risco de Parkinson.

Estima-se que 150 milhões de pessoas no mundo tenham hepatite C, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O vírus, que pode ser transmitido através de agulhas contaminadas ou durante o parto, pode causar sérias complicações. Mas muitas pessoas infectadas têm poucos sintomas e não sabem que têm a doença.

Fonte: American Academy of Neurology, news release, Dec. 23, 2015.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários