Notícias de saúde

Terapia com cães ajuda crianças portadoras de câncer

04 de novembro de 2015 (Bibliomed). As crianças que estão em tratamento contra o câncer podem ter um alívio de sua situação de estresse e ansiedade a partir de um contato com cães: é o que mostra um novo estudo apresentado na reunião anual da Academia Americana de Pediatria (AAP), realizada em Washington, DC, Estados Unidos.

No estudo, os chamados "cães de terapia" parecem fornecer a essas crianças tanto benefícios físicos como mentais.

Segundo a pesquisadora chefe do estudo, Amy McCullough, diretora nacional de pesquisa e terapia humana no American Humane Association, o cão pode ter um efeito calmante sobre o paciente, segundo nota divulgada pela AAP.

No estudo, a equipe de McCullough analisou os resultados de 68 crianças com idades entre 3 a 17 anos, que haviam sido recentemente diagnosticadas com câncer. As crianças foram divididas em dois grupos, onde um grupo recebeu visitas semanais a partir de um cão de terapia, e o outro grupo não.

Como os autores explicaram, durante as visitas às crianças, o cão era acariciado e falavam com ele, escovavam seu pelo, observavam o cão fazer truques ou seguir comandos, aprendiam sobre raças de cães, e observavam fotos do cão.

O resultado? Os pesquisadores descobriram que as leituras da pressão arterial eram geralmente mais baixas e a frequência cardíaca mais estável entre as crianças visitadas pelos cães do que entre aqueles que não recebiam as visitas. As visitas do cão também pareciam reduzir os níveis de ansiedade, segundo os pesquisadores.

Os autores disseram que estes resultados irão ajudar na "compreensão dos benefícios do vínculo partilhado entre pessoas e animais".

Fonte: American Academy of Pediatrics National Conference & Exhibion 2015, 24 a 27 de outubro, Washington, D.C., Estados Unidos 

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários