Notícias de saúde

Terapia com cães pode ajudar crianças em estágio terminal

20 de novembro de 2023 (Bibliomed). Cães em hospitais em período integral podem fornecer apoio valioso durante doenças terminais e ajudar a obter a cooperação dos pacientes, de acordo com um novo estudo japonês. O estudo foi publicado na revista PLOS ONE.

Os cães de instalações hospitalares (CIHs) são cães treinados profissionalmente que diferem dos cães de terapia voluntários em seu treinamento e capacidade de trabalho; eles geralmente são cuidados por profissionais médicos e vão trabalhar todos os dias. No Japão, a primeira equipe de CIH começou a trabalhar em 2010 no Shizuoka Children's Hospital em colaboração com a organização sem fins lucrativos Shine On! Kids.

Em 2019, os pesquisadores distribuíram uma pesquisa de 20 perguntas para todos os 626 funcionários médicos em tempo integral do Shizuoka Children's Hospital, perguntando sobre suas experiências com CIHs. Da equipe, 431 responderam, e 270 deles observaram diretamente as atividades dos CIHs.

Os impactos mais profundos dos CIHs foram observados em pacientes sob cuidados terminais paliativos e na cooperação do paciente, com 73% dos entrevistados relatando que os CIHs eram "muitas vezes" ou "sempre" benéficos na prestação de cuidados paliativos durante a fase terminal. A mesma porcentagem relatou que os CIHs "muitas vezes" ou "sempre" os ajudaram a obter a cooperação de um paciente.

A maioria dos entrevistados também disse que os CIHs melhoraram sua carga de trabalho e ajudaram as crianças que tinham dificuldade com mudanças de horário. Eles observaram ainda que as crianças se tornaram mais expressivas e comunicativas após as intervenções dos cães.

Os autores concluem que um modelo em tempo integral com CIHs e enfermeiras cuidadoras oferece vários benefícios para apoiar pacientes em hospitais infantis. No entanto, eles observam que é necessário mais trabalho para estudar e otimizar a eficácia de intervenções específicas dos cães.

Fonte: PLoS ONE (2023). DOI: 10.1371/journal.pone.0285768.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários