Notícias de saúde

Uso de capacete por ciclistas reduz as lesões no cérebro em caso de acidentes

21 de outubro de 2015 (Bibliomed). Usar um capacete de bicicleta reduz significativamente o risco de grave lesão cerebral e morte em caso de acidente, mostra um novo estudo.

Pesquisadores analisaram os registros médicos de mais de 6.200 pessoas que sofreram uma lesão cerebral traumática em um acidente de bicicleta. Desses pacientes, pouco mais de um quarto estavam usando capacetes.

Em comparação com aqueles sem um capacete, os pacientes com um capacete tiveram 58% menos probabilidade de ter uma lesão cerebral grave. Eles também 59% menos probabilidade de morrer, 61% menos probabilidade de necessitar de cirurgia para remover parte do crânio para expor o cérebro, e de serem 26% menos propensos a ter fraturas faciais, segundo o estudo.

Os pesquisadores também descobriram que a menor taxa de uso de capacete estava entre os ciclistas com idades entre 10 a 20 anos, mas o uso de capacete aumentou a cada década de idade até a idade de 70 anos quando a taxa caiu de novo. As mulheres são mais propensas do que os homens a usar capacetes.

Os resultados mostram a importância de promover o uso do capacete, o desenvolvimento e aplicação de leis mais rigorosas para reforçar o uso do capacete, e a criação de melhores capacetes.

O estudo da Universidade de Arizona foi apresentado na reunião 2015 do Colégio Americano de Cirurgiões, em Chicago. Até ser publicado em uma revista médica revisada por especialistas, os dados e conclusões devem ser considerados preliminares.

Fonte: American College of Surgeons, news release, Oct. 8, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários