Notícias de saúde

Dormir mal está relacionado a pior prognóstico de câncer de mama

30 de julho de 2015 (Bibliomed). Pacientes com câncer de mama que tinham sono de má qualidade e roncos frequentes antes de seu diagnóstico de câncer parecem ter menores taxas de sobrevivência, de acordo com uma nova pesquisa. O estudo foi apresentado na reunião anual da Associated Professional Sleep Societies (SLEEP 2015), realizada a partir de 06 a 10 de junho de 2015, em Seattle, Estados Unidos.

O estudo incluiu 18.552 pacientes com câncer cuja evolução foi acompanhada no estudo Women's Health Initiative study. Todas as mulheres forneceram informações sobre uma série de aspectos de seu sono antes de seu diagnóstico de câncer, incluindo as horas de sono, presença ou não de roncos, e qualquer histórico de insônia.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que dormiam seis horas ou menos por noite e tinham roncos frequentes tinham mais do dobro das probabilidades de um prognóstico desfavorável em comparação com as mulheres sem nenhum desses fatores. Uma descoberta semelhante foi observada para as mulheres com câncer de pulmão, embora o efeito não foi tão grande como foi visto em mulheres com câncer de mama.

Os resultados sugerem que a duração do sono é importante para a sobrevida no câncer de mama, especialmente em mulheres que roncam.

Fonte: Journal Of Sleep And Sleep Disorders Research. Sleep.  Volume 38, 2015 | abstract supplement

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários