Notícias de saúde

Idosos que consomem ômega-3 têm melhor saúde cerebral

11 de junho de 2015 (Bibliomed). Consumir mais ácidos graxos ômega-3 - encontrados em muitos tipos de peixe - pode beneficiar as pessoas sob risco para a doença de Alzheimer, sugere uma nova pesquisa. O estudo foi publicado online em 21 de maio de 2015 na revista Frontiers in Aging Neuroscience.

Os pesquisadores analisaram 40 adultos mentalmente saudáveis, com idades entre 65 a 75, que tinham o gene variante APOE e4, que os colocam sob risco de doença de Alzheimer de início tardio.

Aqueles que consumiram maiores quantidades de dois ácidos graxos ômega-3 encontrados nos peixes - DHA e EPA - se saíram melhor em testes que avaliaram sua capacidade de alternar entre as tarefas mentais - chamados de flexibilidade cognitiva. Eles também tinham um maior córtex cingulado anterior, uma parte do cérebro envolvida na flexibilidade mental, disseram os pesquisadores.

Os resultados sugerem - mas não provam - que o consumo de ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA pode melhorar a flexibilidade mental, aumentando o tamanho do córtex cingulado anterior, disseram os autores do estudo publicado on-line 21 de maio na revista Frontiers in Aging Neuroscience.

Os resultados adicionam às evidências já existentes que uma nutrição ótima ajuda a preservar a função cognitiva, retardar a progressão do envelhecimento e reduzir a incidência de doenças debilitantes em indivíduos previamente saudáveis ao longo de seu envelhecimento.

Fonte:  University of Illinois, news release, May 19, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários