Notícias de saúde
22 de julho de 2013 (Bibliomed). O uso de suplementos alimentares e vitamínicos é questionado por profissionais de diferentes áreas da saúde. Agora, pesquisa publicada no Journal of the National Cancer Institute mostrou que os suplementos de ômega-3 podem aumentar o risco de câncer de próstata.
Uma equipe formada por pesquisadores de diferentes universidades norte-americanas constatou uma ligação entre as concentrações sanguíneas de ômega-3 e o tipo mais agressivo de câncer de próstata.
Segundo o estudo, homens que tomam suplementos de ômega-3 podem ter até 71% mais chances de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não utilizam a substância.
Em casos de câncer de próstata menos letal, o risco para quem consome suplementos é 44% maior do que para quem não os consome. Em geral, ácidos gordurosos estão associados a um risco até 44% maior de câncer de próstata.
Os pesquisadores destacam que não foi analisada a existência de uma relação entre a ingestão de ácidos graxos através da alimentação e o risco de câncer para comparação com o consumo de suplementos.
Fonte: Diário da Saúde, 17 de julho de 2013
Saiba mais sobre câncer de próstata em Boa Saúde
Para as mulheres, o ômega-3 pode ter efeito protetor contra câncer de mama. Leia em Bibliomed
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também