Notícias de saúde

Trigo Plantado Perto de Chernobyl Apresenta Mutações

LONDRES (Reuters) - Quatorze anos depois do desastre nuclear de Chernobyl, o trigo plantado perto da estação nuclear, na Ucrânia, é seis vezes mais propenso a apresentar mutações que safras colhidas em solo não contaminado.

Essas conclusões divulgadas na quarta-feira são da equipe de Olga Kovalchuk, do Instituto Friedrich Miescher da Fundação de Pesquisa da Novartis (Suécia), e foram publicados na revista Nature.

O trabalho comparou uma safra de trigo plantada perto de Chernobyl com uma safra geneticamente idêntica colhida a 30 quilômetros de distância. Conforme o estudo, depois de uma geração a safra de Chernobyl mostrou um taxa de mutação seis vezes mais alta que a plantação que cresceu em solo limpo.

Os cientistas informaram que a taxa de mutação não estava de acordo com os níveis de radiação.

"Estimamos que as plantas de trigo foram expostas a doses de radiação crônica relativamente baixas. Teoricamente este baixo nível de exposição não deveria causar um grande aumento na taxa de mutação", informaram os pesquisadores.

A equipe concluiu que a alta taxa de mutação indicou que "uma exposição crônica à radiação ionizante tem efeitos até agora desconhecidos".

Conforme os pesquisadores, mais pesquisas são necessárias para analisar os efeitos genéticos de uma exposição crônica à radiação.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários