Notícias de saúde

Lanches escolares trazidos de casa têm pior qualidade nutricional

18 de março de 2015 (Bibliomed). A qualidade nutricional e custo dos lanches trazidos de casa são negligenciados no ambiente de alimentação escolar. Assim, um recente estudo publicado na revista médica JAMA Pediatrics foi realizado para avaliar a qualidade e custo de merendas trazidas de casa pelos alunos do ensino fundamental e médio. O estudo foi realizado em 12 escolas norte-americanas com 242 alunos do ensino fundamental e 95 do ensino médio.

Tendo em vista as orientações do Programa Nacional Americano de Merenda Escolar (NSLP), lanches trazidos de casa continham mais de sódio e menor número de porções de frutas, legumes, cereais integrais e leite. Cerca de 90% das merendas de casa continham sobremesas, salgadinhos e bebidas açucaradas, que não são permitidas na merenda escolar reembolsáveis. O custo das merendas foi em média de 1,93 dólares para o ensino fundamental e $ 1,76 para estudantes do ensino médio.

Assim, as merendas trazidas de casa comparam-se desfavoravelmente com as diretrizes atuais do NSLP. São necessárias estratégias para melhorar a qualidade nutricional dos almoços trazidos de casa.

Fonte: JAMA Pediatr. 2015; 169 (1): 86-90.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários