Notícias de saúde

Violência contra a mulher associada a aumento do tabagismo na gravidez

17 de março de 2015 (Bibliomed). Um recente estudo publicado na revista médica Obstetrics & Gynecology foi realizado para determinar a associação entre violência por parceiro íntimo e o tabagismo materno antes e durante a gravidez. Os dados foram obtidos de 196.391 mães norte-americanas entre 2004 e 2008. A violência por parceiro íntimo foi definida como ser fisicamente agredida pelo parceiro atual ou anterior.

Em comparação com as mulheres abusadas não fisicamente, aquelas que sofreram abuso físico foram 2,1 vezes mais propensas a fumar antes da gravidez  e 2,6 vezes mais propensas a fumar durante a gravidez. A prevalência do tabagismo durante a gravidez foi maior para as mulheres abusadas que eram brancas não-hispânicas e menor para as graduadas não abusadas.

As taxas de tabagismo mais do que triplicaram para as graduadas universitárias em relacionamentos abusivos (2,2% contra 7,1%). Após o ajuste para possíveis fatores de confusão, as mulheres vítimas de violência foram significativamente mais propensas a fumar durante a gravidez.

Fonte: Obstetrics & Gynecology: Fev 2015 - Volume 125 - Número 2 - p 356-362.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários