Notícias de saúde

Homicídio é a principal causa de morte de gestantes nos EUA

31 de janeiro de 2023 (Bibliomed). O homicídio é a principal causa de morte em mulheres grávidas nos Estados Unidos, e o risco está crescendo, alertaram pesquisadores em um novo estudo da Harvard University.

Segundo dados coletados, as mulheres norte-americanas são propensas a serem assassinadas durante a gravidez ou logo após o parto do que morrerem pelas três principais causas obstétricas de mortalidade materna: transtornos hipertensivos, hemorragia ou sepse.

A violência por parceiro íntimo é comum em todo o mundo, com 1 em cada 3 mulheres sofrendo abuso físico, sexual ou psicológico de um parceiro durante a vida. Os EUA têm uma prevalência maior de violência por parceiro íntimo quando comparados a outros países com alta renda.

Entre 2008 e 2019, cerca de 68% dos homicídios na gravidez envolveram armas de fogo. As mulheres negras corriam um risco substancialmente maior de serem mortas do que as mulheres brancas ou hispânicas. As taxas de homicídios domésticos também estão associadas às taxas estaduais de posse de armas e à legislação de armas de fogo.

Dados do estudo ainda apontaram que a impunidade é alta, com poucos acusados de violência contra a parceira sendo condenados. Além disso, os pesquisadores ressaltam que muitas brechas na lei permitem o acesso a armas de fogo.

Outro fator levantado pela pesquisa é o aumento do risco devido ao desmantelamento dos direitos reprodutivos no país, com o fechamento de clínicas de aborto e acesso a métodos contraceptivos. Os pesquisadores lembram que controlar as escolhas reprodutivas de uma mulher é comum na violência por parceiro íntimo. Restringir o acesso ao aborto pode piorar os riscos em relacionamentos abusivos.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.o2499.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários