Notícias de saúde

Pré-eclâmpsia aumenta risco de trombose em gestantes

15 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo abrangendo 522.545 mulheres primíparas na Dinamarca, conduzido de janeiro de 1997 a dezembro de 2016, revelou uma associação significativa entre pré-eclâmpsia e o aumento do risco de tromboembolismo venoso (TEV) durante a gravidez, puerpério e após o puerpério. A pré-eclâmpsia, uma desordem hipertensiva induzida pela gravidez com disfunção endotelial generalizada, já é reconhecida como uma das principais causas de mortalidade materna.

O estudo, baseado em registros nacionais dinamarqueses, acompanhou as mulheres desde a primeira gravidez até a incidência de TEV, emigração, óbito ou o término do estudo em dezembro de 2016. Mesmo após ajustes abrangentes para possíveis fatores de confusão, como idade, tabagismo e índice de massa corporal, a pré-eclâmpsia mostrou-se associada a um aumento no risco de TEV em todas as fases - durante a gravidez, puerpério e após o puerpério.

Considerando que o TEV permanece uma das principais causas de morte materna, os resultados destacam a importância da conscientização e acompanhamento adequado para mulheres com histórico de pré-eclâmpsia. Essa descoberta tem implicações significativas para a prática clínica, sugerindo a necessidade de estratégias preventivas e monitoramento mais rigoroso em mulheres com antecedentes dessa condição.

O estudo reforça a busca contínua por compreensão e aprimoramento das estratégias de cuidado durante a gestação para garantir a saúde materna e fetal.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.43804.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários