Notícias de saúde

Pílula única com 3 medicamentos pode aumentar adesão ao tratamento cardíaco

21 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Uma nova pesquisa mostra que a combinação de três medicamentos para o coração em uma "polipílula" reduz o risco de morrer de um segundo ataque cardíaco em 33%. Os resultados do estudo SECURE mostram que, pela primeira vez, a polipílula, que contém aspirina, ramipril [um inibidor da ECA] e atorvastatina [Lipitor], alcança reduções clinicamente relevantes nos eventos cardiovasculares recorrentes entre pessoas que se recuperaram de um ataque cardíaco anterior.

Os pesquisadores explicam que, após um ataque cardíaco, os pacientes geralmente recebem três medicamentos diferentes: um agente antiplaquetário (como a aspirina); ramipril ou outro medicamento para pressão arterial; e uma droga para baixar o colesterol, como uma estatina. Infelizmente, menos de 50% dos pacientes tomam seus medicamentos conforme prescrito. Embora a maioria dos pacientes inicialmente siga o tratamento após um evento agudo, como um infarto [morte tecidual], a adesão cai após os primeiros meses.

Para o estudo, os pesquisadores designaram aleatoriamente cerca de 2.500 homens e mulheres que tiveram um ataque cardíaco ao novo medicamento (Trinomia) ou à terapia padrão. A idade média dos participantes foi de 76 anos. Ao longo de três anos de acompanhamento, os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram Trinomia tiveram um risco geral 24% menor de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, morte por doença cardiovascular ou a necessidade de um procedimento para abrir artérias coronárias bloqueadas do que os pacientes que recebem cuidados padrão.

Ainda mais impressionante, Trinomia reduziu o risco de morrer de doença cardiovascular em 33%, observaram os pesquisadores. Os pacientes que tomaram Trinomia também foram mais propensos a aderir ao regime de medicação do que aqueles que tomaram três comprimidos.

A polipílula ainda não está disponível para a público, sendo que ainda não foi aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA. Contudo, os pesquisadores disseram que os resultados serão apresentados à agência em breve, em um esforço para obter a aprovação.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2208275.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários