Notícias de saúde

Exposição à luz durante a noite relacionada com obesidade

4 de setembro de 2014 (Bibliomed). Houve uma epidemia mundial de obesidade nas últimas décadas. Em estudos com animais, não há evidências convincentes de que a exposição à luz provoca ganho de peso, mesmo quando a ingestão de calorias e atividade física são mantidas constantes. A interrupção do sono, do ritmo circadiano e a exposição à luz durante a noite pode ser um mecanismo que contribui para o aumento da obesidade, mas isso não tem sido bem estudado em seres humanos.

Um novo estudo publicado na revista American Journal of Epidemiology buscou avaliar a associação entre a exposição à luz durante a noite e obesidade, baseando-se  em dados extraído de questionários com mais de 100.000 mulheres.

Na pesquisa, avaliou-se a as chances de obesidade, medida pelo índice de massa corporal, relação cintura/quadril, cintura/altura e circunferência da cintura, aumentou com o aumento dos níveis de exposição à luz durante a noite, mesmo após o ajuste para fatores de confusão em potencial, tais como a duração do sono, consumo de álcool, atividade física e tabagismo atual.

Foi portanto encontrada uma associação significativa entre a exposição a luz durante a noite e obesidade, que não foi explicada por outros fatores potenciais de confusão.

Fonte: Am. J. Epidemiol. (2014) 180 (3): . 245-250.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários