Notícias de saúde

Controvérsia acerca dos efeitos adversos do uso de suplementos de testosterona

11 de julho de 2014 (Bibliomed). Recentemente, o uso de testosterona foi objeto de recomendações por parte das autoridades sanitárias internacionais. Em 20 de junho de 2014, o Food and Drug Administration dos Estados Unidos anunciou que produtos de suplemento de testosterona devem agora levar uma etiqueta de advertência sobre o risco geral de formação de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos. O FDA também está envolvido em uma investigação em curso sobre o risco de derrame, ataque cardíaco e morte em pacientes que usaram produtos de testosterona.

Porém, embora pesquisas recentes tenham ligado tratamentos usando testosterona a um maior risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, um novo estudo envolvendo mais de 25.000 homens idosos sugere o contrário. Os resultados deste estudo, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, pode ajudar a aliviar alguns temores sobre o tratamento com testosterona para os pacientes e suas famílias.

Pesquisadores do Texas examinaram dados coletados em mais de 25.000 homens com idade acima de 65 anos. Os homens receberam a terapia de testosterona por até oito anos. O estudo também incluiu um "grupo de controle" de homens semelhantes que não foram tratados com a terapia de testosterona.

Os resultados, que foram publicados 02 de julho de 2014 na revista Annals of Pharmacotherapy, mostraram que a terapia com testosterona não estava ligada a qualquer aumento do risco de ataque cardíaco (infarto do coração). Na verdade, os homens em maior risco de problemas cardíacos que utilizaram testosterona realmente tinha uma taxa menor de ataques cardíacos do que os homens semelhantes que não receberam esse tratamento, disseram os pesquisadores.

Fonte: University of Texas Medical Branch, news release, July 2, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários