Notícias de saúde

Baixos níveis de vitaminada D relacionados com a hipertensão arterial

7 de julho de 2014 (Bibliomed). Pesquisas anteriores sugeriram uma forte ligação entre baixos níveis de vitamina D e pressão arterial elevada, mas uma relação de causa e efeito direto não foi demostrada.

A vitamina D é chamada de vitamina do sol, porque o corpo produz vitamina D quando exposto à luz solar. As pessoas podem também obter vitamina D através de alimentos como ovos, leite, iogurte, atum, salmão, cereais e suco de laranja.

Em um novo estudo, pesquisadores analisaram dados genéticos de mais de 146.500 pessoas de ascendência europeia na Europa e América do Norte. Para cada 10 por cento de aumento em níveis de vitamina D, foi observada uma diminuição de 8 por cento no risco de desenvolver a pressão arterial elevada (ou "hipertensão").

Segundo os pesquisadores, tendo em vista os custos e os efeitos colaterais associados com medicamentos anti-hipertensivos, o potencial de prevenir ou reduzir a pressão arterial e, portanto, o risco de hipertensão com a vitamina D, é muito atraente.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar que baixos níveis de vitamina D pode causar pressão alta e que tomar suplementos de vitamina D pode reduzir esse risco.

O estudo foi publicado on-line no dia 25 de junho na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários