Notícias de saúde

Palmilhas especiais não são eficazes na prevenção da dor lombar

25 de junho de 2014 (Bibliomed). A lombalgia é um importante problema de saúde pública nos países industrializados do Ocidente e chega a afetar até 80% dos adultos em algum momento de suas vidas. Ela está associada com os custos de utilização de cuidados de saúde, invalidez, perda de dias de trabalho e restrição das atividades sociais.

Uma intervenção com uso de palmilhas tem sido sugerida para reduzir o risco de desenvolvimento de lombalgia e como uma estratégia eficaz para pessoas que sofram desta condição.

No entanto, apesar do uso comum de órteses e palmilhas, há uma falta de diretrizes claras para a sua utilização. Assim, uma recente revisão da literatura médica  investigou a eficácia de órteses de pé e palmilhas na prevenção e tratamento da lombalgia não específica. Onze estudos foram incluídos na análise: cinco deles investigaram o tratamento da lombalgia (n = 293) e seis examinaram a sua prevenção (n = 2379) por meio do uso de palmilhas ou solas interiores.

Nos resultados, não houve efeito significativo em favor das órteses de pé ou palmilhas, tanto para as provas de tratamento quanto para a prevenção .

Assim, de acordo com a pesquisa, publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders, não há evidências suficientes para apoiar o uso de palmilhas ou órteses de pé, como um tratamento ou na prevenção da lombalgia.

Fonte: BMC Musculoskeletal Disorders 2014, 15:140.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários