Notícias de saúde

Programas de gerenciamento do estresse via internet são eficientes

03 de maio de 2013 (Bibliomed). Os programas de gerenciamento de estresse com base na Internet efetivamente reduzem a doença por um período sustentável, dizem pesquisadores norte-americanos.

Realizado na Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, o estudo envolveu 300 participantes que completaram um programa de gerenciamento do estresse que durou oito semanas. Nesse programa, os participantes receberam materiais de praticas de relacionamento online, estratégias para ajudar a lidar com fatores estressores da vida, avaliação de estresse no início e no final do programa, e temas diários para inspirar os participantes a continuar as meditações e as técnicas de relaxamento.

Os resultados do estudo mostraram que, comprando o início com o fim do processo, os voluntários apresentaram diminuição significativa no estresse percebido e melhoria no bem-estar emocional. Esses resultados ficam ainda mais evidentes quando se compara os voluntários do grupo quer participou do programa com os participantes do grupo controle.

Os pesquisadores acreditam que o gerenciamento do estresse via internet é uma alternativa eficaz para o problema, e lembram que, se não tratado adequadamente, o estresse pode ter forte impacto nos custos de saúde e na qualidade de vida.

O estudo foi publicado na revista Annals of Behavioral Medicine.

Fonte: UPI, 02 de maio de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários