Notícias de saúde

Hipoglicemia em diabéticos pode levar a alterações no ritmo cardíaco

01 de março de 2014 (Bibliomed). Uma pesquisa publicada no número de maio de 2014 da revista médica Diabetes sugere que a hipoglicemia (diminuição da taxa de glicose - açúcar no sangue) em indivíduos com diabetes pode causar mudanças potencialmente perigosas na frequência cardíaca.

Considera-se hipoglicemia quando os níveis de glicose no sangue ficam abaixo de 70 mg/dL.

A hipoglicemia é a complicação mais frequente para pacientes com diabetes que utilizam medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulina. A aparição dos sintomas em geral é rápida, mas pode, eventualmente, ocorrer a hipoglicemia sem a apresentação de sintomas (hipoglicemia assintomática).

Na pesquisa, a maioria dos episódios de hipoglicemia entre os 25 pacientes avaliados ocorreram durante a noite e eram assintomáticos. Mas bradicardia (diminuição da frequência do coração) foi oito vezes maior durante os episódios de hipoglicemia noturna em comparação com os períodos normais de glicose ; a atividade ectópica atrial (arritmia surgida nos átrios, os quais são câmaras cardíacas) foi quase quatro vezes maior durante os episódios noturnos de queda do açúcar no sangue.

Os pesquisadores concluíram que dada a relativamente alta incidência de hipoglicemia e arritmias cardíacas associadas em pacientes observados neste estudo, uma mensagem que fica é que as meta metas de glicemia devem ser individualizadas e ajustadas para evitar a hipoglicemia severa e arritmias induzidas por hipoglicemia potencialmente fatal.

Fonte: Diabetes, maio de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários