Notícias de saúde

Anticoncepcional masculino poderá estar disponível em dez anos

04 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Muito se discute sobre a possibilidade de criação de um anticonceptivo masculino. Agora, pesquisadores do Instituto Monash de Ciências Farmacêuticas, na Austrália, e da Universidade de Leicester, na Inglaterra, acreditam que, em dez anos, ele estará disponível no mercado.

Os pesquisadores descobriram uma maneira de bloquear o transporte dos espermatozoides durante a ejaculação, o que é alcançado através do bloqueio de proteínas encontradas nas células musculares lisas que desencadeiam o transporte dos gametas masculinos.

Os pesquisadores demonstraram a ausência de duas proteínas em modelos de ratos - alfa 1A-adrenérgicos e P2X1-purinoceptor - que mediam o transporte do esperma, o que causou a ausência de espermatozoides, sem efeitos sobre o comportamento ou função sexual de longo prazo.

Os pesquisadores disseram que o conhecimento pode ser aplicado para o desenvolvimento potencial de uma pílula anticoncepcional para homens.

Os especialistas destacam que os estudos anteriores focavam em alvos ou mecanismos que produzem o espermatozoide, o que pode causar infertilidade e interferir na vida sexual masculina. Já a pesquisa atual mostrou que interrompendo as duas proteínas que controlam o transporte dos espermatozoides durante a ejaculação provoca a ausência desses no esperma, mas sem afetar a viabilidade a longo prazo de esperma ou a saúde sexual ou geral dos machos.

Os resultados foram publicados na revista Proceedings of National Academy of Science.

Fonte: UPI, 04 de dezembro de 2013

Combinação de testosterona e progestina reduz nível de esperma. Leia em Boa Saúde

Evitar a gravidez é visto como tarefa feminina. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários