Notícias de saúde

Oleaginosas reduzem o risco de morte em 20%

22 de novembro de 2013 (Bibliomed). Frutas classificadas como oleaginosas, como as amêndoas, a castanha do Pará (ou do Brasil), avelãs, macadâmias, nozes, pinhões e pistache, estão ligadas a uma taxa de mortalidade 20% menor.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo de oleaginosas por voluntários reduziu a mortalidade por diferentes causas em um grupo de 76.464 mulheres e 42.498 homens.  Além disso, houve uma associação inversa significativa das mortes por câncer, doenças cardíacas e doenças respiratórias, com o consumo de oleaginosas.

Os pesquisadores indicam o consumo de três colheres de sopa destas frutas por dia, que podem ser ingeridas individualmente ou misturadas. Além disso, a pesquisa apontou que as pessoas que incluíam tais frutas na dieta eram mais magras e tendiam a ter um estilo de vida mais saudável.

As frutas oleaginosas são ricas em nutrientes, gorduras insaturadas (boas para a saúde), proteínas de alta qualidade, vitaminas, niacina, ácido fólico, sais minerais e fitoquímicos, que juntos possuem propriedades cardioprotetoras, anticancerígenas, antiinflamatórias e antioxidantes.

Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine.

Fonte: UPI, 21 de novembro de 2013

Consumo diário de nozes ajuda na prevenção do estresse. Leia em Boa Saúde

Qual a relação entre o consumo de oleaginosas e o combate da obesidade? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários