Notícias de saúde

Doenças na adolescência podem acelerar o envelhecimento

01 de junho de 2022 (Bibliomed). O envelhecimento biológico é uma situação distinta da saúde; no entanto, as pessoas que envelhecem rapidamente são mais propensas a ter problemas de saúde. A identificação de condições de saúde pediátricas associadas ao envelhecimento acelerado pode ajudar a desenvolver abordagens de tratamento para retardar o envelhecimento da meia-idade e prevenir problemas de saúde na vida adulta.

Um novo estudo buscou examinar a associação entre 4 condições de saúde tratáveis na adolescência e envelhecimento acelerado na meia-idade.

Neste estudo de coorte de 910 participantes em um estudo de coorte longitudinal na Nova Zelândia, os participantes que eram tabagistas diários, eram obesos ou apresentavam um diagnóstico de distúrbio psicológico durante a adolescência eram biologicamente mais velhos do que aqueles sem essas condições 3 décadas depois. A asma na adolescência não foi associada à idade biológica da meia-idade.

Os resultados deste estudo sugerem que o tabagismo na adolescência, a obesidade e os distúrbios psicológicos são condições de saúde modificáveis que, se tratadas, podem reduzir o risco de envelhecimento biológico acelerado na meia-idade.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.6417.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários