Notícias de saúde

Doenças reumáticas afetam 20 milhões de brasileiros

30 de outubro de 2013 (Bibliomed). No dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, e dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia trazem uma realidade alarmante: cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com alguma doença reumática.

Existem mais de 120 doenças reumáticas que afetam o aparelho locomotor, incluindo ossos, articulações, músculos e cartilagens. Entre as patologias mais comuns estão a osteoartrite, a artrite reumatoide, a osteoporose, a fibromialgia, a gota e o lúpus.

As doenças reumáticas, diferentemente daquelas consideradas silenciosas, como a hipertensão ou o diabetes, podem ser sinalizadas pelo próprio paciente, que identifica os primeiros sinais como dor e rigidez ao fechar os dedos das mãos, elevar os braços ou levantar-se de uma cadeira.

Se diagnosticada no início, as doenças reumáticas podem ser tratadas e o paciente seguir uma vida normal, diminuindo os riscos de incapacidade física. O tratamento das doenças reumáticas é garantido no Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui desde a distribuição de medicamentos até a realização de terapias integrativas, associadas à realização de exercícios que devem ter indicação do médico.

No site da Sociedade Brasileira de Reumatologia estão disponíveis 12 cartilhas com informações sobre prevenção, causas, diagnósticos e tratamentos de doenças reumáticas, bem como dicas importantes de exercícios indicados para o fortalecimento muscular e para a realização de atividades diárias pelos pacientes.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia, 28 de outubro de 2013

Leia mais sobre artrite reumatoide em Boa Saúde

Qual o perfil dos pacientes com doenças reumáticas? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários