Notícias de saúde

BRASIL: Programa Visa a Orientar Pacientes com Doenças Reumáticas

São Paulo, 22 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Estima-se que no Brasil as doenças reumáticas, entre elas a artrite, atinjam mais de 15 milhões de pessoas, cerca de 10% da população, deixando centenas de milhares de brasileiros incapacitados. O Gruparj (Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro), recebeu reconhecimento internacional, através de uma doação da Fundação Merck, mantida pelo laboratório farmacêutico Merck Sharp & Dohme. Esta doação permitirá o início de um programa de educação e orientação a pacientes artríticos que, com o apoio da Sociedade Brasileira de Rematologia, pretende percorrer sete cidades brasileiras.

O Programa envolve dois projetos: o primeiro é chamado Reuniões Semanais, realizado pelo Gruparj desde a sua fundação, o segundo projeto são os Cursos de Auto-ajuda. “Ao orientar e encorajar o paciente e seus familiares a enfrentarem a doença, as possibilidades de controle aumentam.

Crescem também as chances de retomar as atividades e reintegrar-se ao ambiente profissional, social e familiar. O processo contínuo de orientação para portadores da artrite reumatóide, por exemplo, pode elevar em 90% a adesão ao tratamento”, afirma Maria Regina Prado, presidente da entidade.

A OMS espera que ao final da década a incidência da invalidez, nesses pacientes, seja reduzida em 25%. O que no Brasil significariam quase 4 milhões de pessoas.

Números da Artrite

A artrite é uma inflamação da articulação que provoca dor, limitação de movimento e até deformidades, podendo afetar adultos, em qualquer idade, e também crianças. É considerada uma das doenças mais incapacitantes no mundo inteiro. Para as vítimas, a manifestação da artrite pode variar desde uma dor irritante, até a invalidez. Estatísticas apontam que, em média, a doença atinge quatro mulheres para cada homem.

No Brasil, o número de pacientes com doenças reumáticas é estimado em mais de 15 milhões de pessoas, cerca de 10% da população. Elas são ainda, a segunda maior causa de afastamento do trabalho e a terceira maior responsável pelas aposentadorias por invalidez.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários