Notícias de saúde

Alterações na pele podem indicar doença reumática

20 de novembro de 2023 (Bibliomed). As condições da pele podem ser o primeiro sinal de que uma pessoa tem uma doença reumática que também afetará as articulações, músculos ou ligamentos. Segundo pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, as lesões de pele podem ocorrer a qualquer momento e se estiverem associadas a uma doença autoimune, se manifestarão quando a doença estiver ativa, e é essencial saber o que procurar.

De acordo com os pesquisadores, algumas condições cutâneas podem indicar doenças autoimunes, especialmente reumáticas. A fotossensibilidade, por exemplo, que pode ser um sintoma precoce de lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou dermatomiosite, uma doença rara que pode causar fraqueza muscular e erupções cutâneas.

Algumas lesões podem parecer micose com manchas vermelhas ásperas. Isso pode sinalizar lúpus cutâneo subagudo. Danos, como cicatrizes, perda de cabelo e pele mais clara e mais escura, podem ser permanentes em casos de lúpus discoide.

Vermelhidão e coceira podem aparecer no couro cabeludo, tórax, pescoço, pálpebras, mãos, braços e outras áreas expostas ao sol com dermatomiosite. Os pacientes também podem ter placas vermelhas e espessas nas juntas. Pessoas com essas condições devem evitar a exposição ao sol.

A pele vermelha, elevada, escamosa, prateada e com coceira pode ser um sinal de psoríase. As lesões são mais frequentes no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas podem aparecer na face, axilas, costas, umbigo, virilha e nádegas. Nesses casos, coçar pode produzir mais lesões, e a exposição solar pode ajudar na redução dessas lesões.

Pacientes com uma condição chamada fenômeno de Raynaud têm fluxo sanguíneo lento. Isso pode causar coloração branca, roxa ou vermelha nas extremidades, incluindo dedos das mãos, pés, orelhas ou nariz. Frio ou estresse podem atuar como gatilhos, e esses pacientes precisam manter as extremidades aquecidas.

Nódulos vermelhos, grandes e dolorosos nas pernas podem ser indicativos de eritema nodoso, que ocorre devido à inflamação da camada gordurosa da pele. Isso pode ser causado por uma infecção, reação a medicamentos, gravidez ou doença autoimune.

Para os pesquisadores, pacientes que apresentem sintomas de pele devem ser analisados para outras condições de saúde, especialmente doenças autoimunes reumáticas. Sendo descoberta na fase incial, os pacientes podem receber tratamento adequado e têm mais chances de manterem a doença sob controle.

Fonte: UT Southwestern Medical Center. News Releases.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários