Notícias de saúde

Existem mais exames para detecção do câncer de próstata além do PSA

14 de outubro de 2013 (Bibliomed). O rastreamento do câncer de próstata além do exame de PSA tem pouco benefício para os homens com 75 anos ou mais velhos, dizem pesquisadores norte-americanos.

Realizado na Escola de Saúde Pública de Yale, nos Estados Unidos, o estudo observacional de homens da terceira idade saudáveis, sem histórico de câncer de próstata e sem sintomas de problemas no trato urinário inferior teve duração de três anos.

Publicado na revista Cancer, o estudo descobriu que os sistemas de saúde gastam, em média, 447 milhões dólares anualmente em exames específicos da próstata baseados em antígeno (PSA), o que corresponde a um terço para os homens com 75 anos ou mais.

O custo do rastreamento do câncer de próstata varia entre US $ 17 e US $ 62 por beneficiário em todas as regiões. No entanto, a maior parte desta variação não estava relacionada, necessariamente, ao custo do teste de PSA em si, mas sim à variação dos custos dos testes de seguimento.

Os pesquisadores explicam que mais de 70% dos custos de triagem para câncer de próstata estão relacionados a procedimentos de acompanhamento, sendo que os resultados sugerem que o custo global de rastreio do cancro da próstata pode ser fortemente influenciado pela forma como urologistas escolhem responder ao resultado de um teste de PSA, mais do que a utilização do próprio PSA.

Para os pesquisadores, os benefícios do rastreio além do PSA ainda não são claros, já que esses podem identificar cânceres localizados, mas não, necessariamente, tumores metastáticos. Além disso, os pesquisadores ressaltam que quando um especialista pede muitos exames, pode despertar alterações psicológicas no paciente.

Fonte: UPI, 09 de outubro de 2013

Saiba mais sobre o câncer de próstata em Boa Saúde

Estatinas diminuem o risco de câncer de próstata. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários